quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Códigos Q (1)

Código Q

|Código
|-Pergunta
|/Resposta


QRA (nome da estação)
-Qual é o nome de sua estação?
/O nome de minha estação é ...

QRB
-A que distância aproximada você está de minha estação?
/A distância aproximada entre nossas estações é de ... milhas náuticas(ou ... Km)

QRC
-Que organização particular (ou administração estadual) líquida as constas de sua estação?
/A liquidação das contas de minha estação está sob o encargo da organização particular (ou da administração estadual) ...

QRD
-Aonde vai e de onde vem?
/Vou a ... e venho de ...

QRE
-A que horas pensa chegar a ... (sob estar sobre ... (lugar)?
/Penso chegar a ... (lugar) (ou estar sobre ...) às ... horas

QRF
-Esta regressando a ...(lugar)?
/Estou regressando a ... (lugar) ou regressar a ... (lugar)

QRG (Frequência)
-Qual é a minha freqüência exata (ou freqüência exata ... MHz) de ...?
/Sua freqüência exata (ou freqüência exata de ...) é ... MHz (ou ... MHz)

QRH
-Minha freqüência varia?
/Sua freqüência varia

QRI
-Como é a tonalidade de minha emissão?
/A tonalidade de sua emissão é:
1 - boa
2 - variável
3 - ruim

QRJ
-Quantas chamadas radiotelefônicas você tem para despachar?
/Eu tenho ... chamadas radiotelefônicas para despachar

QRK
-Qual a clareza dos meus sinais (ou de ...)?
/A clareza dos seus sinais (ou dos sinais de ...) é:
1 - ruim
2 - pobre
3 - razoável
4 - boa
5 - excelente

QRL
-Você está ocupado?
/Estou ocupado (ou estou ocupado com ...). Favor não interferir

QRM (interferência)
-Está sendo interferido?
/Sofro interferência:
1 - nula
2 - moderada
3 - ligeira
4 - severa
5 - extrema

QRN
-Está sendo perturbado por estática?
/Estou sendo perturbado por estática:
1 - não
2 - ligeiramente
3 - moderadamente
4 - severamente
5 - extrema

QRO
-Devo aumentar a potência do transmissor?
/Aumente a potência do transmissor

QRP
-Devo diminuir a potência do transmissor?
/Diminua a potência do transmissor

QRQ
-Devo transmitir mais depressa?
/Transmita mais depressa (... palavras por minuto)

QRR
-Está pronto para operação automática?
/Estou pronto para operação automática. Transmita ... palavras por minuto

QRS
-Devo transmitir mais devagar?
/Transmita mais devagar (... palavras por minuto)

QRT
-Devo cessar a transmissão?
/Cesse a transmissão

QRU
-Tem algo para mim?
/Não tenho nada para você

QRV
-Está preparado?
/Estou preparado

QRW
-Devo avisar a ... que você o esta chamando em ... KHz?
/Por favor, avise ... que o estou chamando em ... KHz (ou ... MHz)

QRX (escuta)
-Quando me chamará novamente?
/Eu o chamarei novamente às ... horas, em ... KHz (ou ... MHz)

QRY
-Qual é minha ordem de vez. (Refere-se a comunicação)?
/É número ... (ou de acordo com qualquer outra indicação. (Refere-se a comunicação)

QRZ
-Quem está me chamando?
/Você esta sendo chamado por ... (em ... KHz (ou ... MHz)

QSA
-Qual a intensidade de meus sinais (ou dos sinais de ...)?
/A intensidade dos seus sinais(ou dos sinais de ...) é:
1 - fraca
2 - apenas perceptível
3 - boa
4 - satisfatória
5 - ótima

QSC
-Sua embarcação é de carga?
/Minha embarcação é de carga

QSD
-Minha manipulação está defeituosa?
/Sua manipulação está defeituosa

QSE
-Qual o deslocamento estimado da embarcação de salvamento?
/O deslocamento estimado da embarcação de salvamento é ... números e unidades

QSF
-Você realizou salvamento?
/Eu realizei salvamento e estou seguindo para a base com ... pessoas feridas necessitando de ambulância

QSG
-Devo transmitir ... telegramas de uma vez?
/Transmita ... telegramas de uma vez

Sem comentários:

Enviar um comentário